Uma máquina automática para produzir salgados, salgadinhos e doces é um equipamento industrial ou semi-industrial projetado para automatizar o processo de fabricação desses alimentos, melhorando a produção, padronização e rendimento, além de reduzir o trabalho manual.
- Modeladora de salgados e doces: para dar forma moldar o salgado ou doce no formato desejado (esférico, cônico, cilíndrico, etc.). Não necessariamente insere recheio — pode ser usada só para moldar a parte externa, como kibe cru, pão de queijo sem recheio, brigadeiros ou beijinhos com tamanho e formato padronizados.
- Formadora e recheadoras de salgados: forma o salgados, salgadinhos e doces com recheios como coxinha de frango e catupiry, quibes com recheio de carne ou doces recheados com creme. Dessa forma, os salgados e doces são formados e modelos, recheados e fechados automaticamente.
- Extrusora de Salgados e Doces: para o processo em que a massa (com ou sem recheio) é forçada por um molde, formando um tubo ou cordão contínuo de produto que depois é cortado no tamanho desejado como para produção contínua de croquetes, barrinhas doces ou massas para snacks. A extrusora empurra a massa (com ou sem recheio) através de um molde ou bico para formar um produto contínuo, que depois pode ser cortado, moldado ou assado/frito.
Exemplos de produtos que essas máquinas produzem:
Salgados: Coxinha, quibe, bolinha de queijo, risole, croquete, enroladinho.
Salgadinhos tipo snacks: Palitinhos, bolinhas, sticks, pães de queijo.
Doces: Brigadeiros, beijinhos, churros recheados, doces de leite ninho, trufas. |